INTRODUÇÃO AO GML




A GML é uma língua voltada para desenvolvimento de games que aceita diversas variações a lógica é parecida com a Linguagem C , ela também pode ser implementada com testes lógicos e java-script , ela é conhecida por ser uma linguagem muito simples para se trabalhar com interfaces de jogos digitais, tanto para PC como para Mobile.
Para ser programada a GML precisa de uma biblioteca/compilador próprio chamado Game Maker, atualmente ele este se encontra na versão 2 e conta com muitos recursos de animação.


Tipos de funções da Biblioteca Game Maker:


 
  • Implementação de português estruturado;
  • Fluxo grama;
  • Noções de eixo X e Y;
  • Funções Prontas;
  • Aplicações de Física;
  • Ilustração 32bit;




Variáveis:


 Variáveis de tipos Locais:

Exemplo:( Barra de vida de um personagem);

vida=1;
bala=1;

estas variáveis deve ser incluída com o Sprite(desenho do personagem),na função e no objeto do Sprite.


Variáveis de tipos globais:

as globais serão "ouvidas" por todos os objetos da Sala do Game (Room), digamos que você quer que quando você estiver com a vida=1, você terá que usar global:
global.vida=1

todas as variáveis terão que ser declaradas no evento, ou seja, no Sprite ou objeto do seu game.



Como ficaria o código:


global.vida=1{
if vida=0 {instance_destroy};
}

instance_destroy:

esta função faz parte da dinâmica de colisão do jogo implementado na biblioteca do game;
sua emprego é dar colisão para o personagem e a bala e executar o teste logico da global.vida.



exemplo de quantidade de bala do atirador (personagem):

global.bala=50{
if vida=0 {instance_destroy};

// neste caso quando for igual a zero não poderá mais atirar.
}


Exemplo de pulo do personagem:

Player.gravity{

            Gravity=1; ( o valor 1 ativa a gravidade , quanto maior o valor colocado nesta variável mais alto o personagem pula)
            Else=0;}  
ESTRUTURA DE CÓDIGOS DO GML( COMO DE SER ESCRITO A FUNÇÃO)

EXEMPLO DE PULO E COLISÃO DO PERSONAGEM


A GML pode contar com várias possibilidades e funções, elas sempre vão estar ligadas a teclado, mouse e testes lógicos:

Para saber mais acesse: https://www.yoyogames.com/gamemaker

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